O que é um Briefing?

Briefing é um documento que apresenta informações de um determinado produto ou serviço para uma marca ou uma empresa. Já tem alguns anos que este termo é utilizado, mas nem todas as empresas de prestação de serviço seguem esse tipo de comportamento na hora de fechar um contrato com o cliente.

Ter essa prática, significa passar as informações necessárias, de uma forma direta para a empresa ou desenvolvedor, para evitar que erros aconteçam ou excesso de informações pode comprometer todo o andamento do projeto e desperdiçar tempo e dinheiro investido.

É muito utilizado por empresas de prestação de serviços na qual o representante comercial coleta as informações necessárias para desenvolvimento do serviço ou até mesmo para desenvolvimento de um produto, assegurando assim que o produto não fuja das especificações e atenda as necessidades e expectativas do cliente.

Um briefing bem elaborado é fundamental para conduzir todo o desenrolar do trabalho sem distorções e más interpretações. Como nele estão descritas questões essenciais do projeto, ele pode ser consultado a todo instante. Isso é bom que assegura ao cliente o que foi solicitado e também a empresa para que o cliente não dite outras regras durante o desenvolvimento. Se mudanças ocorrer, isso é um termo chamado Change Request. Veremos isso em outra postagem.

Uma boa prática é a criação desse arquivo chamado Briefing feita em uma reunião com o cliente (seja via web ou presencial) e, através de um preenchimento bem detalhado dos pontos específicos de um formulário ou checklist, compreender o que realmente ele deseja e propor alternativas adequadas. Algumas empresas tem esse formulário online, onde o cliente preenche os dados e é enviado por e-mail para empresa desenvolvedora.

É importante que nesse material, contenha características do produto ou serviço como: objetivos e metas do novo projeto, orçamento e prazos, público alvo, escopo do projeto, material disponível e necessário, estilo geral, objeções e também a definição de um cronograma de trabalho (Prazo). Nós utilizamos a ferramenta Trello para gestão disso.

Em um próximo artigo teremos detalhes sobre o que é um Change Resquest e falaremos um pouco sobre essa poderosa ferramenta chamada Trello.

E você, o que faz para seus processos na sua empresa desde o início do projeto ao final? O que usa para se organizar? Comente aqui!

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *